Reforçar a Resiliência Através da Agricultura Diversificada
- Notícias RESET

- 12 de jan.
- 2 min de leitura

Acesso à Segurança Alimentar e Diversificação de Culturas
A JFS-RESET reconhece o papel essencial da segurança alimentar no apoio às comunidades rurais de Moçambique, em especial nas zonas algodoeiras. Nestas regiões, o algodão é cultivado juntamente com culturas alimentares diversificadas, seleccionadas segundo as preferências das famílias agricultoras. Consequentemente, a formação, os insumos e o apoio técnico disponibilizados pela JFS-RESET são orientados para melhorar tanto a produção de algodão como a produção de alimentos.
Em colaboração com o FNDS – Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável – e em articulação com os Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE), a JFS-RESET co-desenhou e implementou o programa ALGODÃO SUSTENTA, beneficiando mais de 1.000 agricultores com insumos de milho, feijão e soja nos anos de 2020 e 2021. Em 2024/25, o programa foi ampliado para 15.000 agricultores de algodão nos distritos de Niassa, promovendo o uso de sementes melhoradas e práticas agrícolas orientadas para segurança alimentar e inclusão no mercado. A parceria com o World Food Programme (WFP) e a TechnoServe contribui para melhorar o valor acrescentado da cadeia de produção, nomeadamente na soja, através de processamento local com agricultores familiares.
Ao diversificar as culturas, a JFS-RESET permite que os agricultores reduzam a sua vulnerabilidade económica e ambiental, garantindo ao mesmo tempo uma base alimentar estável para as famílias. Este modelo abrangente de desenvolvimento rural melhora a sustentabilidade ambiental e fortalece a coesão comunitária, ao mesmo tempo que impulsiona a economia agrícola local.
A RESET está comprometida com os Sustainable Development Goals (ODS). Este estudo está ligado a vários ODS. Os ODS, também conhecidos como Objectivos Globais, foram adoptados pelas United Nations em 2015 como um apelo universal à acção para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.



Comentários